Vergonha !! STF derruba obrigatoriedade do diploma de jornalismo‏


CADÊ O RESPEITOOOO !!


A GENTE ESTUDA 4 ANOS ....... E OLHA O QUE DÃO DE PRESENTE !!!

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem por oito votos a um que é inconstitucional a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista no Brasil. Os ministros acolheram o recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF) contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que tinha afirmado a necessidade do diploma.
O voto do relator - o presidente da Corte, Gilmar Mendes -, segundo o qual a formação específica em curso deve ser dispensada para a garantia do exercício pleno das liberdades de expressão e informação, foi seguido pelos demais ministros presentes, com exceção do ministro Marco Aurélio Mello. Os ministros Menezes Direito e Joaquim Barbosa não participaram do julgamento.
"Nesse campo, a salvaguarda das salvaguardas da sociedade é não restringir nada. Quem quiser se profissionalizar como jornalista é livre para fazê-lo, porém esses profissionais não exaurem a atividade jornalística. Ela se disponibiliza para os vocacionados, para os que têm intimidade com a palavra", afirmou o ministro Ayres Britto.
O ministro Cezar Peluso disse que experiências de outros países demonstram que o jornalismo sempre pôde ser bem exercido sem qualquer exigência de formação universitária. "Não existe no exercício do jornalismo nenhum risco que decorra do desconhecimento de alguma verdade científica", afirmou.
A decisão atende à tese da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e contraria a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), para quem foi justamente a exigência do diploma para o exercício do jornalismo, prevista no Decreto-Lei 972 de 1969, que permitiu a profissionalização e a maior qualificação da atividade jornalística no Brasil.
O patronato e as entidades representativas da categoria sempre estiveram em campos opostos na discussão. Uma liminar do STF já garantia, desde novembro de 2006, o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área de jornalismo.
O parecer do Ministério Público Federal também foi pela não obrigatoriedade do diploma . O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse que isso evitaria os obstáculos à livre expressão garantida pela Constituição Federal.
Vencido no julgamento, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que o jornalista deveria "ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral".
Fonte : (Agência Brasil)


Opinião André Ricardo !!


Vejo e observo essa notícia com lamentação, a gente estuda 4 anos .. em busca de um diploma. Tem gastos absurdos, ainda temos a correria da vida. O estágio em nossa aréa não é Obrigatóriooooo .. já começa errado por aíiiii !! Agora você vê que os próximos que desejam trabalhar com Jornalismo .. não necessitam de diplomaaaa !! Que VERGONHA BRASILLLLL !!

Gostaria de saber se essa tal pessoa que NÃO tem a experiência e aprendizadooooooo !! Sabe realizar e fazer uma pautaaa .. sabe o que é LEAD ???? Sabe sobre diagramaçãooooooo ?? Sabe se comporta em frente há uma camêraaaa ?? Não sabeeeee .. e as vezes aprende na surdinaaaaa !!

Agora você tá em busca de emprego , e vê aquelas magníficas vagas no qual necessitam de experiência por 1 ano .. até no máximo 2 anos .. inacreditávelllll .. ao invês da experiência .. deveria pedirrrr a sua credibilidadeee e abrirrrrrrr caminho para você profissional !!

Não estou aqui criticando e querendo repudiar , pessoas que não são formadas em Jornalismo , que se mantém trabalhando em Jornais, Assessorias, TVs, Rádios e outros departamentos de Comunicação sem o tal do diploma , aquela folha de papel!!

Estou apenas repudiando essa ênfase e democracia ridícula do Brasillllll !! Que é fechada entre quatro paredessssssssssss !!


Do mesmo jeito continuoooo sendo Jornalistaaaaaaa !!


Comentários

Rod Malagoli disse…
Apoio a decisão do André! É uma palhaçada. A imprensa brasileira já é uma das mais compradas do mundo, agora sem a necessidade de um diploma, isso tende a piorar. Não sou jornalista (se bem que agora qualquer um pode ser) mas tenho respeito pelos profissionais que estudam 4 anos e no final das contas veem seus diplomas jogados no lixo por conta da idiocracia dos políticos brasileiros.
Leo Luz disse…
Salve salve!!! Cara, nos revoltamos com razão tremenda para essa palhaçada. Leia meu texto e vai ver que temos as mesmas opiniões. Como um Suprem Tribunal pode argumentar que a palavra é livre para qualquer pessoa, e as técnicas, as teses, as pautas que aprendemos? Não valeram para nada? A partir do momento que este país começar a acordar precisamos estar juntos para dar um tapa na cara e mostrar para o que viemos!
Anônimo disse…
Isso é revoltante, mesmo!
Se a decisão pela exigência do diploma foi feita em 1969... Poxa, nós estamos em 2009!!! O Brasil está retrocendo, ao invés de evoluir.
Esses políticos deveriam se preocupar com a saúde, com a educação, com a fome, com a miséria desse povo sofrido. Deveriam fazer investimentos para melhorar o país e não piorarem mais.
Realmente estudamos anos, gastamos, investimos para depois não valorizarem nossos diplomas. Que país é este?
Não sou jornalista, sou formada professora, e, como vc, também me revolto, pois, como já disse, os políticos deveriam se envolver em outros investimentos, em outras melhorias. Se, ao invés de derrubar a obrigatoriedade do diploma eles investissem na educação, no acesso das pessoas aos cursos universitários... Iria melhorar, né?
Só que os políticos não querem isso. Eles querem uma massa de alienados, para eles poderem dominar e tomar conta. A partir do momento que se tem a formação, os olhares, a informação da pessoa muda, e ela vai poder brigar pelos seus direitos e abrir os olhos dos cidadãos para fazerem o mesmo... Os políticos não querem isso...
Jornalistas, unam-se. Vcs têm o poder da comunicação!!! Unam-se e briguem por seus direitos!!!