SAÚDE – Conheça os benefícios da lichia


A Lichia uma fruta com baixa caloria, e que ajuda na beleza da pele, confira: 

Com a chegada do Verão, nada como incluir no seu cardápio saudável frutas que tragam benefícios para a dieta e ao organismo, e hoje apresentamos a Lichia, uma frutinha vermelhinha e doce,  que relativamente é nova no Brasil entrando com força no país há cerca de quatro ou cinco anos, em regiões como o interior de São Paulo e de Minas Gerais.

De origem chinesa, esta não é uma fruta muito conhecida no Brasil, já que passou a ser cultivada apenas em algumas regiões, como interior de São Paulo e Minas Gerais.

A lichia (litchi chinensis sonn) é mais facilmente encontrada em supermercados e feiras no início do ano, já que a safra vai de outubro a janeiro e é nessa época do ano que se encontra mais doce e com melhor preço. Esta fruta passou a ser bastante aproveitada na culinária brasileira, especialmente em sobremesas e caipirinhas.

Benefícios

1. Baixas calorias
A lichia, além de deliciosa e refrescante, nos dará apenas 66 calorias em 100 gramas.

2. Redução do colesterol ruim LDL
Entre seus antioxidantes, encontraremos as proantocianidinas, que ajudam na redução do mau colesterol (LDL), enquanto aumentam o bom colesterol (HDL).

3. Beleza da pele
A vitamina C, em alta porcentagem, confere à lichia propriedades de rejuvenescimento e proteção, inclusive aos raios violeta. Poderá ser bastante útil para tratar acnes e manchas.

4. Saúde dos cabelos
A vitamina B ajuda os cabelos a crescerem, enquanto a vitamina C associada à tiamina e à niacina nutre e fortalece os folículos, enquanto ajuda na circulação sanguínea, melhorando a recepção do oxigênio por esses folículos.

5. Fortalecimento das unhas
A vitamina B também favorece o crescimento das unhas, bem como melhora sua aparência e viço.

6. Anti-inflamatória
Mais um dos benefícios da lichia é permitir a redução de processos inflamatórios.

7. Redução de problemas cardíacos
O oligonol é um dos polifenois presentes na lichia, e está diretamente ligado à redução de gordura visceral, que é altamente prejudicial à saúde. Nesse caso, o hábito de consumir lichias ajudará a reduzir as chances de se desenvolver problemas cardíacos.

8. Propriedades antioxidantes
O oligonol das lichias também tem propriedades antioxidantes, antigripais, que também melhora a circulação sanguínea, promove a eliminação do excesso de líquidos, consequentemente, ajudando a perda de peso.

9. Saúde intestinal
As fibras permitem uma melhor e mais frequente evacuação, o que por sua vez faz com que um dos benefícios da lichia seja eliminar agentes nocivos ao intestino.

10. Prevenir o aparecimento de tumores
Seus flavonoides ajudam a prevenir os tumores de mama, impedindo que essas células se multipliquem.

11. Controlar pressão arterial
Elas são ricas em potássio, que atua contra os efeitos do sódio, o principal responsável pelos desajustes da pressão arterial. Seus nutrientes, entre eles a vitamina C e os folatos, ajudarão a diminuir a pressão e mantê-la sob controle.

12. Evitar câimbras
Os praticantes de atividade física constante costumam apresentar câimbras durante ou após os treinos. O potássio, em alta porcentagem encontrado na lichia, ajuda a armazenar as proteínas musculares, evitando esse estágio tão doloroso. Por esse motivo, seria bastante interessante comer algumas lichias antes de iniciar o treinamento.

13. Melhora o sistema imunológico
Novamente, a vitamina C entra em ação, fazendo com que entre os benefícios da lichia esteja o aumento da imunidade, evitando que doenças oportunistas se instalem em nosso organismo.

14. Emagrecimento
Seus polifenois agem na queima de gordura abdominal, reconhecidamente a mais prejudicial de todas. Em conjunto com as fibras que promovem saciedade, nos permitindo ingerir menos alimentos, as lichias são uma ótima opção para ajudar numa dieta para redução de peso. Outro componente importante é a cianidina. Falaremos sobre isso mais especificamente a seguir.

Desvantagens

Os benefícios da lichia são muito importantes para a manutenção de nossa saúde, porém, temos duas desvantagens a considerar: o curto período de sua safra e os altos preços cobrados por quilo. Infelizmente, só encontramos o fruto no início do verão, e isso não permite que tenhamos a chance de desfrutar de suas propriedades durante o ano todo.

A única possibilidade de manter o consumo será através de cápsulas de lichia, que poderão ser tomadas duas vezes ao dia, ou conforme indicação médica.

Contraindicações

A princípio, não há restrições ao consumo de lichia para pessoas saudáveis, porém, devemos estar atentos aos seguintes quadros: Reações alérgicas ao consumo de lichia surgidas anteriormente;Doentes renais crônicos, devido ao alto teor de potássio;Diabéticos, pela presença de açúcar.

Comentários