Nesta quinta-feira, dia 30 de julho, o Clube 28 de Setembro exibe a sessão de estréia do Cine Clube 28
A idéia de exibir filmes e documentários no Clube 28 de Setembro, localizado na Rua Petronilha Antunes no Centro de Jundiaí, é uma ação dentro da Campanha de Resgate do Clube, que foi iniciada em maio de 2009, com repercussão imediata, engloba outras atividades ligadas à questão da cultura negra e de seu resgate.
Essa ação, que tem o objetivo de chamar a comunidade como um todo para dentro do clube via linguagem fílmica, além de tornar o espaço um veículo para a exibição de curtas metragens e debates sobre audiovisual e cultura, se justifica porquê o cinema é um instrumento de identificação e identidade, o que o torna reflexo para a compreensão de nosso meio, atitudes e sonhos.
Numa exibição plural – composta de um filme sobre negritude e cultura negra; um de jovens realizadores da cidade e\ou da região e de MINIFILMES do projeto de documentário sobre o próprio Clube 28 de Setembro – ainda em construção -, esse novo "meio" dará um panorama da produção local, sugestões e críticas para o próprio documentário em andamento e, claro, um ótimo entretenimento porquê não se restringe ao "oferecimento" dos filmes, e sim à sua "dissecação" enquanto obras de arte.
As exibições serão na sala do piso superior, quinzenalmente às quintas feiras, a partir das 19hrs.
As apresentações será sob o comando do cineasta Rodrigo Tangerino, as sessões - que serão quinzenais -, exibirá curtas de diversos diretores, alguns inclusive de Jundiaí e Região.
Confira a programação :
Estréia do Documentário 124 - JOVENS EM CONFLITO COM A LEI'
-EXIBIÇÃO SEGUIDA DE DEBATE COM OS REALIZADORES
30’ / DOC / 2008 / cor / vídeo / 30min – Jundiaí/SP
Direção: Ivens Diaz + Produção e reportagens: Luciana Sanfins
Trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da FACCAMP – Faculdade de Campo Limpo – 2008.
O videodocumentário '124 – JOVENS EM CONFLITO COM A LEI' tem como objetivo mostrar algumas visões sobre a transição da FEBEM para FUNDAÇÃO CASA, com foco nos caráters dos métodos pedagógicos aplicados em ambas instituições. Mas a produção vai além e mostra a realidade do jovem em conflito com a lei no interior de São Paulo, em especial nas cidades de Jundiaí e Campinas.
MIRÓ: PRETO, POBRE, POETA E PERIFÉRICO
20´ / DOC 2008 cor / vídeo / Recife – PE
Direção: Wilson Freire
O filme mostra o forte conteúdo social de seus poemas, através de intervenções poéticas com o próprio autor, em diversos pontos da cidade, desde o centro histórico, até as mais novas favelas, onde foram captadas as imagens do cotidiano correlacionadas com seus poemas. Uma forma de documentar o hoje da cidade, sua geografia e suas pessoas, o modo de viver e o modelo de vida.
ANICETO DO IMPÉRIO
11’ / DOC / 1981 / cor / 35mm / Rio de Janeiro
Direção e Roteiro: Zózimo Bulbul
A trajetória de um compositor. Fundador de uma Escola de Samba e militante no Cais do Porto. Aniceto do Império Serrano.
A VERDADE ÀS VEZES MANCHA
18’ – experimental / 2000 / 16mm – Porto Alegre
Direção: André Arieta
A história onírica do Brasil. Porteira de uma fazenda divide os sonhos de um patrão e seu empregado.
Vitória Cine Vídeo/2000: Melhor montagem e melhor filme júri popular.
GUERREIRAS DO BRASIL
15’ / DOC / 2005 / vídeo – Rio de Janeiro
Direção: Cacau Amaral
"Guerreira do Brasil" é a narrativa das histórias de violência sofrida por cantoras de Rap brasileiras. Durante quatro dias, quarenta mulheres da cultura Hip Hop, das cinco regiões do Brasil, reuniram-se para compartilhar experiências pessoais com a finalidade de compor músicas que promovam uma cultura de paz.
Fonte : Assessoria de Imprensa Clube 28 de Setembro!!
Comentários